11 Ferramentas Gratuitas para Impulsionar o seu E-Commerce

Conheça 11 ferramentas de marketing gratuitas que vão ajudar o seu comércio eletrónico a evoluir continuamente e a estar otimizado perante o seu público-alvo e os motores de pesquisa, contribuindo assim para um aumento das vendas.
Ferramentas Gratuitas para Impulsionar o seu E-Commerce

Ter um e-commerce em funcionamento é um desafio a vários níveis, desde manter os produtos, preços e stocks atualizados, a utilizar as ferramentas certas para que tudo funcione corretamente e de forma integrada. O gestor da plataforma de comércio eletrónico tem, por isso, um trabalho constante e incessante de melhoria e otimização da sua loja online.

Já aqui falámos dos custos associados a criar e manter uma loja e-commerce. Neste novo artigo, vai encontrar algumas ferramentas de marketing paralelas e gratuitas que vão ajudar o seu comércio eletrónico a evoluir continuamente e a estar otimizado perante o seu público-alvo e os motores de pesquisa, contribuindo assim para um aumento das vendas.

11 Ferramentas Gratuitas para Impulsionar o seu E-Commerce

Existem várias plataformas sobre as quais se podem contruir lojas online. Desde o WordPress, conhecido mundialmente pela possibilidade de integrar vários plugins, como o WooCommerce, até à Wix e mesmo a Magento. Estas têm, por norma, um custo associado, mas que poderá variar consoante a sua utilização e dimensão do e-commerce.

Contudo, existem plataformas de marketing gratuitas e transversais, que funcionam sobre qualquer base:

a) Plataformas de melhoria de SEO:

1. Google PageSpeed Insights

PageSpeed Insights é uma ferramenta Google gratuita que permite uma análise rápida ao seu website através da inserção do seu domínio. Já mencionámos a importância do carregamento rápido de uma página para que o utilizador não abandone a sua sessão no seu e-commerce, neste artigo.

Esta plataforma combina dados de resposta de carregamento do seu website, para que possa perceber quais os aspetos que podem ser melhorados, por forma a que a sua empresa apareça nos melhores resultados dos motores de pesquisa.

2. Screaming Frog

Esta é uma ferramenta de análise extensiva de SEO no seu website, para que possa ver as falhas em todos os aspetos técnicos das páginas online e descobrir como melhorar cada ponto. Já a mencionámos quando falámos dos aspetos técnicos de SEO, neste artigo.

Embora possa parecer complexa ao início, é na realidade muito simples, intuitiva e confiável – apenas requer concentração e atenção ao pormenor! A versão gratuita permite a análise de até 500 URLs, enquanto a versão paga permite links ilimitados e outras funcionalidades extra.

3. Google Keyword Planner

A Google é um dos principais impulsionadores do seu próprio algoritmo de Resultados apresentados nas Páginas de Motores de Pesquisa (em inglês SERP = Search Engine Result Pages), oferecendo um conjunto de ferramentas gratuitas para melhorar o SEO de um website.

O Keyword Planner, embora associado a uma conta Google Ads (que por si só é gratuita), é uma ferramenta fundamental para compreender quais as palavras-chave mais pesquisadas e como poderemos integrá-las nas nossas páginas online, incluindo a sua utilização em blog posts.

4. Ubersuggest

A Ubersuggest é uma extensão para o Chrome que permite que, a cada pesquisa que faça, apareçam resultados de palavras-chave e sugestões para que possa utilizar no seu website. É simples, intuitivo e não requer qualquer investimento!

Existem inúmeras outras alternativas gratuitas para descobrir as palavras-chave mais pesquisadas e comuns, como a Keyword Finder, Answer the Public e Keyword Tool, pelo que cabe a cada profissional escolher a ferramenta que prefere utilizar no seu dia-a-dia.

b) Plataformas para aumento de tráfego:

5. Google Trends

Através da ferramenta gratuita Google Trends é possível descobrir em tempo real quais os assuntos e tendências atuais, para que possa perceber o que move os utilizadores num determinado momento e ajustar a sua resposta aos interesses mais comuns.

É possível analisar pesquisas por região, período de tempo e comparação entre vários termos ou frases de pesquisa. Os resultados são apresentados em forma de gráfico.

6. Mailchimp

Para chamar a atenção dos seus clientes e subscritores, a comunicação regular é fundamental. Ferramentas de envio de email marketing como o Mailchimp podem ser uma grande ajuda!

Numa fase inicial, a utilização do Mailchimp é gratuita até 2.000 contactos, com 10.000 envios por mês e máximo de 2.000 envios por dia. Esta versão permite uma licença de utilização, criação de um público-alvo, disponibilização de modelos de email básicos, de destaque e temáticos, utilização de algumas automações, como email automático de boas-vindas, e compilação de relatórios básicos.

Caso a sua audiência cresça ao longo do tempo, poderá fazer upgrade do seu plano sem perder os seus dados e contatos iniciais.

7. Google MyBusiness

O Google MyBusiness é uma das ferramentas Google que permite uma melhoria na otimização do SEO Local, pois confere visibilidade ao seu negócio através de um algoritmo específico para determinada zona geográfica.

Criar uma conta é relativamente simples, desde que coloque uma morada física real, pois esta será conferida pela Google. Contudo, a gestão de conteúdos poderá tornar-se mais complexa ao longo do tempo, uma vez que qualquer pessoa pode adicionar fotografias do seu negócio, comentários e ratings, e a própria empresa pode ir atualizando a sua página MyBusiness com destaques de eventos, notícias e promoções.

Poderá ainda criar listas de produtos de forma gratuita, através do Google Listings, o que irá permitir que os seus produtos apareçam em diferentes espaços Google, como os separadores Shopping, Imagens, Pesquisa, Mapas e até no Google Lens.

8. Redes Sociais

As Redes Sociais são excelentes ferramentas para conectar com o seu target e gerar tráfego para o seu website de e-commerce.

Como sabemos, plataformas como o Facebook, Instagram e LinkedIn são gratuitas para utilizadores e empresas, embora tenham a possibilidade de aumentar os resultados ao investir em anúncios pagos.

Contudo, a sua gestão está a tornar-se cada vez mais complexa, pelo que é necessária uma atenção especial e contínua. Neste momento, não basta criar uma página de negócio, mas sim alimentá-la regularmente com conteúdos de relevância para o público-alvo. Caso contrário, é como se o seu negócio não existisse, pois não aparece aos seus clientes atuais e potenciais.

c) Plataformas para design gráfico:

9. Unsplash

A utilização de imagens personalizadas é a situação ideal, mas nem sempre possível, para os negócios online. Assim, existem alternativas de imagens stock que podem ser utilizadas de forma gratuita, sem necessidade de pagamento de direitos de autor, através de ferramentas como a Unsplash.

Trata-se de um website que contém uma biblioteca de imagens e fotografias com licença de utilização comercial. Segundo dados da Unsplash, mais de 265.000 fotógrafos contribuem com as suas fotografias, num total de mais de 3,2 milhões de imagens na plataforma.

10. Canva

Para criação de conteúdos personalizados para redes sociais, infografias, cartazes e muito mais, é possível utilizar ferramentas gratuitas como o Canva. Esta plataforma substitui, até certo ponto, o Photoshop e outros softwares pagos de edição de imagem.

A utilização é intuitiva e as possibilidades são infinitas!

d) Plataformas de análise de resultados:

11. Google Analytics

Para medir os seus resultados online, após a utilização de todas as ferramentas descritas anteriormente, é fundamental integrar o Google Analytics no seu website. Algumas das vantagens desta plataforma são a compreensão do comportamento do utilizador na sua loja online, a perceção de como chega até cada uma das suas páginas, qual o canal mais utilizado e a página mais vista.

Com base nestas informações, é possível gerar relatórios que permitem antecipar necessidades de clientes e utilizadores, melhorar o SEO do seu website e otimizar o seu posicionamento online, aumentando a possibilidade de estar no topo da página de resultados de pesquisa.

Esta é apenas uma pequena amostra do enorme mundo de ferramentas digitais de marketing, atualmente conhecidas como Martech, que podem integrar com o seu e-commerce e melhorar os seus resultados de vendas. Por vezes pode tornar-se difícil navegar por entre diferentes plataformas e compreender como podem contribuir para uma estratégia integrada de marketing para o seu negócio.

Se precisar de ajuda a estabelecer prioridades e criar um plano de ação para a sua Estratégia Digital, fale com a nossa equipa de especialistas, sem compromisso! Na Metakia, temos a missão de apoiar os negócios para que possam atingir o seu potencial!

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on email

Últimos artigos

Esteja a par das novidades

Shopping Basket

Escreva-nos e peça a sua proposta. Respondemos em 24 horas.